Um Grupo apaixonado por buldogue francês!

COPROFAGIA

COPROFAGIA

COPROFAGIA

Fonte da foto: arquivo pessoal

Quantos de vocês não passaram ou passam por isso. Tem coisa pior do que ver seu lindo e fofo filhote ingerindo as próprias fezes? Esse tipo de comportamento é muito comum entre os Bulldogs e requer muita paciência e persistência para resolução.

Sabia que os cães podem comer as fezes de outros animais também?

As causas que levam o cão a praticar tal ação podem ser de origem comportamental ou metabólica. Procure sempre a orientação do Médico Veterinário para descobrir a causa do problema e poder tratá-lo de forma correta. Uma visita ao Veterinário e alguns exames podem direcionar algum tipo de carência nutricional (que pode ser ser por alimentação desbalanceada, vermes, má digestão, deficiências de enzimas digestivas e pancreáticas) e super alimentação. Mas na maioria das vezes a motivação é comportamental, o que torna o tratamento mais difícil.

Cães que ficam presos e sozinhos por muito tempo tendem a ficar ansiosos e estressados, o que pode levar a coprofagia e outro desvios de comportamento. Esses animais tendem a comer fezes para passar o tempo.

Falta de atenção do tutor  (chamar a atenção) e punição excessiva (o animal come as próprias fezes para esconder a ação e não levar “bronca”) também são causas comuns. A falta de espaço fisico ou disposição das vasilhas, cama e local para fazer suas necessidades também são fatores importantes. A proximidade desses locais faz com que o animal coma as próprias fezes para manter o local limpo.

Há também as causas herdadas. As fezes de animais herbívoros são fontes de uma rica microbiota e fazem parte da alimentação de cães selvagens. Esse comportamento persiste em alguns cães domésticos.

Como se livrar do problema?

Primeiro devemos definir a causa, o que nem sempre é fácil.

Deve-se manter a vermifugação em dia, uma alimentação balanceada dividida em duas a três porções diárias, também evita que o animal procure outra “fonte”de nutrientes.

Nos casos onde há uma doença metabólica estabelecida, deve-se identificar a origem e tratar. Isso já pode ser o suficiente para resolver a coprofagia.

Pode-se optar também pela mudança da dieta para uma de alta digestibilidade, com proteínas e gorduras de alto nível e baixos níveis de carboidratos e fibras. Isso torna a digestão mais fácil e o resultado são fezes pobres em nutrientes e menos atrativas.

Já nos casos comportamentais, a resolução do problema é mais difícil. A primeira coisa a se fazer é verificar se o local onde o animal fica está arrumado de forma correta. Vasilhas de água e comida e cama devem ficar longe do local onde será o banheiro dele. Não deixe acumular sujeira no local que seu cão costuma frequentar. Tente distraí-lo depois que ele defeca e só recolha as fezes depois, sem que o animal esteja presente. Não brigue quando seu cão fizer as necessidades fora do locar desejado, tal ação faz com que o animal ingira as fezes para esconder a ação errada. Apenas lhe mostre que tal ação é errada e chame sua atenção apenas dizendo NÃO. Neste caso, procure a ajuda de um adestrador.

Dra. Vanessa Nogueira – CRMV-RJ 8062

Médica Veterinária e colunista do Mundo Bull

Share this post
  , , , , , ,


10 thoughts on “COPROFAGIA

  1. Estou desesperada, minha filhote tem 5 meses e está comendo o próprio cocô. Ela faz e come em seguida, nos impedindo de retirar a tempo. Não sei mais oq fzer

  2. A minha cadela come as fezes do meu macho, mas só às vezes… Comem a mesma ração (RC Maxi Adulto), a mesma quantidade, fazem as necessidades a uns 20 metros de distancia do sitio de onde comem. Não come as dela, só come as dele e nem sempre, tem alturas q ainda não consegui perceber o q a faz comer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *